Dentist in Vaughan
Dentist in Vaughan

O Sindicato dos Empregados no Comércio do Município de Ilhéus – SECMI, foi fundado em 29 de janeiro de 1937 e reconhecido como entidade sindical pelo Min. do Trab., Ind. e Com., através do despacho nº 10.067, de 06 de agosto de 1937, tendo como um dos seus comandantes o Sr. Paulo Patury, que naquela época, também representou por 09 (nove) anos a classe dos trabalhadores como Juiz Classista, tendo sido sucedido pelo Sr. Yolando S. Almeida. Conforme consta do seu Estatuto Social, as cores da Entidade são azul, amarelo e verde, as quais comporão a bandeira, o escudo e demais símbolos, devendo o seu escudo figurar em todas as coisas oficiais da mesma.

O terreno para a construção de sua sede social, foi doado pelo município, através da Lei nº 522, de 26 de outubro de 1956, assinada pelo prefeito Sr. Herval Soledade.

Ao longo desses anos, o Sindicato teve no seu quadro de diretores os senhores: Vivaldo José Barbosa, Gilson Serafim da Silva, Joselito dos Santos, José Elias dos Santos, Valdemir Azevedo Silva, Walmir Duarte Pimenta, Paulo de Tácio F. da Silva, Manoel Raimundo Lessa, Eraldo dos Santos Alcântara, Jaime Alves dos Santos, Luiz Fernando Cunha Braz, Geraldo Santana, Sávio Galvão, Eduardo Lima, José Roberto Santana Lima, Arnaldo Batista dos Santos, Sérgio Luiz Lima Santos, Jorge Eduardo Oliveira da Encarnação e tantos outros, que, durante suas gestões, souberam honrar o nome deste Sindicato. Atualmente, Crismélia Mali Moreira da Silva é a presidenta desta entidade, sendo a primeira mulher a assumir o seu comando.

No dia 05/11/2010, através de Portaria publicado no DOU  do mesmo dia, Seção I, pág. 101, foi determinada a alteração estatutária da entidade com sua extensão de base, com abrangência intermunicipal e base territorial nos municípios de Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Una e Uruçuca – Bahia, Portaria esta assinada pelo Sr. Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e Emprego e a Srª Zilmara David de Alencar, Secretária de Relações do Trabalho.

Hoje, o SECMI, é o único sindicato do interior da Bahia que oferece serviços médicos e odontológicos em sua sede, além de vários convênios com clínicas, com faculdades: Faculdade de Ilhéus, FTC, Unime e futuramente Unopar, tudo isso, para dar uma condição de vida melhor para seus sindicalizados.